CAIS HOTEL
LOCAL | Rio Douro .
ARQUITETURA | Ricardo Maia Moura . Catarina Semião . Ana Diogo . Tatiana Correia Franco . Inês Barcelos . Carla Guimarães . Rita Laginha . Visualização 3D: Filipe Gonçalves .
Situado nas margens do Rio Douro, o Cais Hotel revela-se nos socalcos criados entre a estrada nacional e o rio. A sua localização privilegiada permite o desfrute da inspiradora e relaxante vista sobre a beleza natural do Douro.
O desenho do edifício resulta da intenção de encenar os socalcos das vinhas existentes ao longo das margens do rio. O observador é iludido como se o edifício estivesse cravado na topografia existente sem que esta tenha sido alterada.
O lugar define a estrutura, a organização e a materialidade do edifício. Permitindo a integração com a vegetação e encostas envolventes e mantendo o perfil comum da região composto por patamares murados.
O programa do hotel distribui-se por 3 pisos e, numa área que perfaz 3670 m2 de construção, considera um patamar superior com zonas comuns e suítes, um patamar intermédio com quartos duplos e suítes e um patamar inferior que, além de quartos duplos, contem a área de spa e áreas técnicas e de serviços.
Esta unidade hoteleira ainda contará com áreas verdes e piscinas, espaços criados para relaxar ao ar livre e contemplar a magnífica vista. Potenciando a relação com o rio Douro contempla ainda um cais para embarcações de recreio.