PERGUNTAS FREQUENTES
Quanto custa um projeto de arquitetura?
O custo dos projetos depende muito da escala e complexidade do edifício que se pretende, bem como das fases que se quiser incluir. Os projetos de especialidades e as taxas camarárias são valores acrescidos.
01.
Qual é o valor de construção?
O valor final não é estipulado por nós, é estipulado com o empreiteiro com base no projeto mais detalhado. No entanto, é possível fazer uma simulação prévia em função do projeto e do nível de acabamentos que se pretende.
02.
Qual é o tempo previsto para a conclusão da obra?
03.
Só depois de uma primeira reunião com o arquiteto para definir os contornos do projeto, é que é possível antever prazos, tanto do projeto como da obra. No caso de projetos submetidos a licenciamento, deverão considerar-se os prazos de apreciação.
Para uma primeira reunião, que tipo de informação devo levar?
04.
Tudo aquilo que contar a história do terreno/edifício: Localização exata, documentação, fotografias, plantas (se existirem), uma descrição do que pretende e o valor aproximado do investimento.
Também fazem a obra?
05.
Não, fazemos o projeto e tratamos do processo na respetiva Câmara Municipal. O cliente contrata o empreiteiro e daremos assistência técnica à obra.
É mesmo necessário fazerem o acompanhamento da obra?
06.
É um direito e um dever do arquiteto acompanhar a obra da sua autoria. Além disso, é altamente recomendável uma vez que o arquiteto conhece bem o projeto e consegue detetar melhor qualquer falha e assim evitar custos extra para o cliente. A função de fiscalizar a qualidade dos materiais e garantir que a obra coincide com o projeto aprovado pela Câmara Municipal é do fiscal de obra, contratado pelo cliente, que o representa junto do empreiteiro.
Tratam das licenças e outros documentos que sejam necessários?
07.
Há alguns documentos que são tratados pelo cliente mas a maior parte é tratada por nós, com o acompanhamento e autorização do cliente. Toda a documentação é submetida por nós nas plataformas digitais das Câmaras Municipais ou, na sua ausência, nos serviços municipais.
Fazem projetos para todo o país?
08.
Sim, e para o estrangeiro também. Pode consultar alguns dos nossos projetos no separador "Projetos".
Fazem projeto de decoração de interiores?
09.
Sim, em conjunto com a nossa designer Rita.
Só fazem projetos para habitação?
10.
Não, projetamos qualquer tipo e escala de edifícios.
Desenham móveis à medida para rentabilização de espaço?
11.
Sim, mediante proposta de honorários específica.